terça-feira, 4 de maio de 2010

Good or Bad ?

Já conto com a participação em mais de 29 processos Trainees, incluindo a maioria que já aconteceu no ano passado. Não quero deixar a impressão de ser profissional nestes processos porque estou longe de ser um, e cá entre nós, aquele que disser que é ótimo em processos de seleção não deveria passar por muitos !!!

Andei pensando nos últimos dias sobre o que existe de bom e de ruim nestes processos?

* O lado mais positivo que encontrei em participar do processo de Trainee é que nós nos descobrimos muitas vezes, porque somos confrontados com tantas exigências, que vão desde as inscrições online até a entrevista final com gestores. Entramos e saímos de situações de stresse contínuo que nos faz realmente tentar estar preparado para cada uma destas etapas.

É muito positivo também trocar idéias com os nossos competidores que dentro da sala muitas vezes querem passar sobre nossas cabeças mas lá fora podemos ter um pouco de empatia e saber que nós não estamos sozinhos em nosso universo de incertezas, ansiedade e stress.

Aprendemos também a ter maior desenvoltura para nos expressar conforme participamos de novas seleções, por exemplo:
Me recordo muito bem de participar em minha primeira dinâmica de grupo, com um grupo formado essencialmente de engenheiros. Tive tanto medo no começo, que acabei sendo o penúltimo a me apresentar, gaguejava, tremia e não consegui me apresentar de forma clara e direta. Porém já na minha segunda dinâmica, tomei a iniciativa e me apresentei primeiro. Tive uma maior ansiedade mas com maior confiança consegui me apresentar de uma forma muito mais eficaz e isso me ajudou durante a dinâmica pois geralmente começamos nos apresentando e em seguida passamos para a atividade em grupo.

* E o lado negativo? Eu acredito que as dinâmicas são uma forma de triagem ineficientes porque acredito que é muito pouco tempo e muitos candidatos para serem analisados.
Dou o exemplo da L'Oréal que fez um processo interessante este ano. Eles abriram o processo de trainee e ao mesmo tempo a empresa abriu um game (reveal the game) aonde os jogadores eram trainees recém contratados e deveriam tomar decisões, fazer provas e depois seriam colocados em um ranking de acordo com sua pontuação . Este jogo foi lançado no mundo todo e foi muito interessante observar que haviam mais de 20 Mil jogadores !
Sabe o que a L'Oréal soube fazer de tão diferente? Ela deu a oportunidade de as pessoas mostrarem como agiriam se fossem selecionados e acredito que isto não substituiria a dinâmica mas poderia ser uma filtragem ainda maior e então teríamos as dinâmicas junto com os gestores.

Acredito que a seleção é muito injusta com os Trainees, isso é devido ao fato de haver "muitos novos talentos" . A comunicação entre as empresas de recrutamento e os candidatos são muitas vezes marcadas por incertezas, desinformação e o pior de tudo é não haver feedback sobre nossa performance. Até hoje, só soube os resultados de minhas provas em 1 processo de seleção.


Cada processo de seleção, aprendemos algo novo, seja um novo estilo de dinâmica, seja um modelo diferente de se apresentar. Porém acredito que o mais importante é aprender a ser ORIGINAL (VOCÊ MESMO) durante o processo, porque realmente não será um casamento feliz se você disser que é BRUCE WAYNE e toda noite virar o BATMAN.

Grande abraço !

PS: No próximo post vou abordar as atividades que já fiz durante dinâmicas, incluindo negociações em grupo, apresentações e algumas pegadinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário